O uso de integradores numéricos no estudo de encontros próximos
DOI:
https://doi.org/10.21727/teccen.v2i2.236Keywords:
integradores numéricos para N-corpos, mecânica celeste, encontros próximos, Sistema SolarAbstract
O estudo da dinâmica do Sistema Solar necessita de integradores numéricos que reproduzam muito bem suas características dinâmicas durante um intervalo muito grande de tempo. Para o estudo de muitos problemas da dinâmica do Sistema Solar são usados integradores simpléticos, por serem muito mais rápidos do que outros integradores comuns. No entanto, estes integradores não são adequados para estudos de encontros próximos por não conseguirem manter sua precisão durante o cálculo desses encontros. Uma solução alternativa para este tipo de problema são os integradores híbridos pois eles podem resolver a questão dos encontros próximos sem perder muito da velocidade de integração. Neste trabalho, será feito uma revisão sobre a teoria dos integradores híbridos, destacando o uso do integrador MERCURY no estudo de problemas que envolvam encontros próximos.Downloads
References
Sanz-Serna,J.M. Symplectic integrators for Hamiltonian problems: an overview. Acta Numerica1, pages 243–286, 1992.
Yoshida H. Recent progress in the theory and application of symplectic integrators .Celestial Mechanics and Dynamical Astronomye, 56:27–43, 1993.
Chambers J.E. A hybrid sympletic integrator that permits close encounters between massive bodies. Mon. Not. R. Astron. Soc., 304:793–799, 1999.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o artigo simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Creative Commons CC BY que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. É a licença mais flexível de todas as licenças disponíveis. É recomendada para maximizar a disseminação e uso dos materiais licenciados.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Ver o texto legal da licença em: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/