Uma Parceria Uni versidade / Escola: a Relação dos Alunos com as Tecnologias
DOI:
https://doi.org/10.21727/teccen.v4i1.262Keywords:
Perfil discente. Educação matemática. Tecnologias. Softwares educacionais. Internet.Abstract
Este trabalho apresenta resultados parciais de um projeto que visa à melhoria do ensino na escola e parte da discussão sobre as diferentes linguagens como práticas sociais que envolvem a linguagem matemática e os discursos verbais e não verbais articuladas às Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) que permeiam as atividades de matemática e letramento. A pesquisa foi realizada no município de Vassouras – RJ, no bairro/distrito de Itakamosi , onde se localiza o Colégio Estadual Antônio de Jesus Gomes, que atende do 6º ano do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio e à Educação de Jovens e Adultos. Essa integração entre a universidade e a escola apresenta-se como estratégia para apoiar e fomentar projetos com o uso da TIC. Neste artigo apresentamos os resultados de um questionário aplicado aos alunos desta escola para compreender sua relação com os computadores, a internet e a relação que estabelecem destas tecnologias com a educação.Downloads
References
Brasil (2007). Ministério da Educação. Decreto nº. 6300, de 12 de dezembro de 2007. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2007/Decreto/ D6300.htm>. Acessado em: 17 de abril de 2009.
Brasil (2010a). Ministério da Educação. Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional (ProInfo Integrado). Disponível em: <http://portal.mec.
gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=13156&Itemid=271>.
Acessado em: 31 de outubro de 2010a. Brasil (2010b).
Secretaria de Ciência e Tecnologia do Estado do Rio de Janeiro. Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro . Disponível
em: <http://www.faperj.br/interna.phtml?ctx_cod=1.1>. Acessado em: 31 de outubro de 2010b.
D’ AMBRÓSIO, U. (2006). Educação na idade mídia: a reconfiguração da escola no
espaço urbano. Disponível em: http://www.rio.rj.gov.br/sme/destaque/debates.htm. Acessado em: 22 de fevereiro de 2006. MORAN, J. M.; MASETTO, M. T.; BEHRENS, M. A.(2000). Novas tecnologias e mediação pedagógica. Campinas, SP: Papirus.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o artigo simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Creative Commons CC BY que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. É a licença mais flexível de todas as licenças disponíveis. É recomendada para maximizar a disseminação e uso dos materiais licenciados.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Ver o texto legal da licença em: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/