A integração da TIC na Escola Básica: Questões para Avaliação
DOI:
https://doi.org/10.21727/teccen.v1i1.203Palavras-chave:
Políticas Públicas – Práticas Pedagógicas- Tecnologias de Informação e Comunicação.Resumo
Este trabalho discute a integração das tecnologias de informação e comunicação em escolas de educação básica e nível médio, do Estado do Rio de Janeiro. O artigo aponta algumas dimensões dessa questão articulada aos objetivos do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE) e de uma das suas ações, o Programa Nacional de Tecnologia Educacional (ProInfo) como a problemática da formação de professores, da instituição escolar e da prática pedagógica. Insere-se este trabalho na articulação das linhas de pesquisa do Programa de Pós- Graduação – Mestrado Profissional em Educação Matemática da Universidade Severino Sombra (USS): a) Metodologias e tecnologias de informação aplicadas ao ensino de matemática; b) Organização curricular em matemática e formação de professores. Refletimos sobre a temática a partir da perspectiva crítico-reflexiva sobre Formação de Professores, colocando em questão os locais dessa formação, os cursos de licenciatura e a escola básica através de uma questão fundamental: como estamos formando professores?Downloads
Referências
BRASIL. Ministério da Educação. Decreto nº.
, de 12 de dezembro de 2007. Disponível
em http://www.planalto.gov.br/ccivil, 20 de
maio de 2008.
BRASIL. Ministério da Educação. Plano de
Desenvolvimento da Educação: razões,
princípios e programas. (2007) Disponível em
http:www.mec.gov.br, 10 de maio de 2008
D’ AMBRÓSIO, Ubiratan. EDUCAÇÃO NA
IDADE MÍDIA: A RECONFIGURAÇÃO -
DA ESCOLA NO ESPAÇO URBANO.
Disponível em
http://www.rio.rj.gov.br/sme/destaque/debates.ht
m. Capturado em 22/02/2006:4.
MOTTA, Carlos Eduardo Mathias. Novas
Tecnologias no Ensino da Matemática.
Universidade Aberta do Brasil, 2008:2,3.
NÓVOA, Antônio (org.). Vidas de Professores.
Porto: Porto Editora, 2000.
SCHÖN, D.A. La Formación de profesionales
reflexivos. Madrid: Paidós, 1992.
TARDIF, Maurice; MUKAMURERA,
Joséphine. La pédagogie scolaire et lês TIC: l’
enseignement comme interactions,
communication et pouvoirs. In Lês
technologies de l’ information et de la
communication et leur avenir em éducation. Vol.
XXVII, n.2. Disponível em
http://www.acelf.ca/c/revue/revulhtml.
Capturado em 27/02/2006.
GAUTHIER, C et alli. Por Uma Teoria da
Pedagogia (Pesquisas contemporâneas sobre
o Saber Docente). Ijuí, Rio Grande do Sul:
UNIJUÍ, 1998.
ZEICHNER, Ken. Novos caminhos para o
practicum: uma perspectiva para os anos 90 in
NÒVOA, ANTÓNIO. Os Professores e a sua
formação. Lisboa: Instituto de Inovação
Educacional, 1992, p. 115-138
NÓVOA, António. Os Professores e a sua
formação. Lisboa: Instituto de Inovação
Educacional, 1992:25:26.
TIRAMONTI, Guillermina. Los Imperativos de
lãs políticas educativas de los 90. Revista da
Faculdade de Educação, São Paulo: USP, v.
, n. 1-2, jan.-dez. 1997. Disponível em
http://www.scielo.gov.br em 27/02/2006
COSTA, José Wilson, Maria Auxiliadora M.
Oliveira. Novas linguagens e novas
tecnologias. Petrópolis, RJ: Vozes, 2004:22.
BRASIL. Ministério da Educação. Parâmetros
curriculares nacionais para o ensino médio.
Brasília, DF: MEC, SEMTEC, 2002, A, 106.
PORTO, Irlaine da Paixão G. CARVALHO, C.
V. A., OLIVEIRA, R., O jogo Camputacional
TANGRAM: um objeto de Aprendizagem
sobre Geometria. IV Colóquio de História e
Tecnologia no ensino da Matemática - HTEM,
UFRJ, 2008.
SOUZA, Eliane R. Diniz, Mª Ignez, PAULO,
Rosa; M e OCHI, Fusako Hori, “A Matemática
das sete peças do Tangran”. São Paulo,
IME/USP, 1995.
PIAGET, Jean. Aprendizagem e Conhecimento,
em Piaget, P. & Gréco, P., Aprendizagem e
Conhecimento, Freitas Bastos, Rio de Janeiro,
NASCIMENTO, Antonio Sergio Alves,
MENDES, Jorge Luis de Sousa, CARVALHO,
Janaina Veiga, CARVALHO, C. V. A.
PLOTFUNCAO e CONSTRUFIG3D: Duas
ferramentas gráficas e interativas para apoio
ao ensino da matemática de funções e
geometria plana e espacial. Oficina realizada
no Encontro Sul-Fluminense de Educação
Matemática. Universidade Severino Sombra,
MENDES, Jorge. L. de S., CARVALHO, C. V.
A, CARVALHO, J. V, CONSTRUFIG3D:
Uma Ferramenta Computacional para apoio
ao ensino da Geometria Plana e Espacial.
RENOTE. Revista Novas Tecnologias na
Educação, v. 5, p. 1/10-10, 2007.
SANTOS, Sérgio. C. Reflexões Pedagógicas
Sobre o Ensino da Matemática Utilizando
Ambientes Informatizados: um estudo de caso
através dos sistemas computacionais
CONSTRUFIG3D e SISGNE. Monografia do
curso de Licenciatura em Matemática,
Universidade Severino Sombra, 72 p., 2007.
CARVALHO, C. V. A.,
http://www.cvac.eng.br/ConstruFig3d/construfig
d.html. Acessado em 20 de setembro de 2007.
UNESCO. O direito à educação: uma
educação para todos durante toda a vida. In:
Relatório Mundial sobre Educação. 2000.
Portugal: Asa Editores, 2000:18.
UNESCO. O direito à educação: uma
educação para todos durante toda a vida. In:
Relatório Mundial sobre Educação. 2000.
Portugal: Asa Editores, 2000:19.
SILVA, Jacqueline Neves. Tecnologia e escola.
Porto Alegre, RS: Revista do Professor, 20 (79):
-15, jul./set.2004:15.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o artigo simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Creative Commons CC BY que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. É a licença mais flexível de todas as licenças disponíveis. É recomendada para maximizar a disseminação e uso dos materiais licenciados.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Ver o texto legal da licença em: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/