Custo Total de Propriedade aplicado ao Centro de Documentação Histórica da Universidade Severino Sombra: Um estudo de caso
DOI:
https://doi.org/10.21727/teccen.v3i1.238Palavras-chave:
Tecnologia da Informação, Gestão de Tecnologia, Custo Total de Propriedade, Sistemas de Informação.Resumo
Este artigo visa mostrar uma pequena realidade da prática de análise de custo total de propriedade através de um estudo de caso e discussão de resultados. O mesmo também propõe soluções moldadas de acordo com a necessidade aparente do problema em evidência. Mostra o quão importante é ter o controle dos custos de TI e seus adjacentes e quão poderosa pode ser a ferramenta TCO, mesmo que direcionada a pequenas estruturas operacionais.Downloads
Referências
ALMEIDA, K. D. M. ; Borges, M. F. ; Carvalho, C. V. A ; LIMA JUNIOR, J. A. T. (2008). Total Cost Of Ownership TCO: Uma Ferramenta aplicável a todos os segmentos que utilizem TI: estudo de caso Centro de Documentação Histórica. In: Encontro de Iniciação Científica, v. 1. p. 1-1.
FEIMAN, J. (2009). GARTNER GROUP. APPLICATION TCO MODEL:
CATEGORIES AND ARCHITECTURES. 4 maio 2009 <http://www.gartner.com>
acessado em fev. 2009.
GARTNER GROUP. IT value is the Balance of competing business goals. 1998.
<http://www.gartner.com> acessado em mar. 2009.
MARKE, E. W. (2000). Total Cost of Ownership Analyses. 2000.
<http://www.scribd.com/doc/3925278/A-guide-to-Total-Cost-of-Ownership-Analysis- TCO-2000> acessado em ago. 2009.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o artigo simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Creative Commons CC BY que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. É a licença mais flexível de todas as licenças disponíveis. É recomendada para maximizar a disseminação e uso dos materiais licenciados.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Ver o texto legal da licença em: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/