Caderno de Resumos Iº Seminário Acadêmico Discente do curso de Pedagogia

Autores

  • Marcia Sena Barbosa Monsores Ribeiro
  • Rejane Lucia Amarante de Macedo
  • Adriana Pinheiro Serqueira
  • Dayana Peixoto Parente de Menezes

Resumo

O presente estudo tem como temática a afetividade no processo de ensino e aprendizagem dos alunos, visto que atualmente as carências emocionais e sócias-afetivas em crianças têm sido frequentemente explicitadas por diversos motivos. Com isso, trazer para discussão a afetividade entre aluno e professor no processo de ensino e aprendizagem pode ser algo decisivo para mudanças no cenário da educação e na qualidade da aprendizagem por parte dos alunos, visto que a afetividade é fundamental para influenciar psicologicamente uma criança de forma adequada e positiva, dentro dos objetivos propostos pelo profissional da educação. O objetivo geral deste estudo é analisar o papel da afetividade no processo de aprendizagem dos alunos. A pesquisa assume uma abordagem qualitativa por meio de uma revisão de literatura, a partir de textos especializados, revistas e artigos sobre o assunto em questão. Utilizaremos como referencial teórico metodológico as produções/obras dos seguintes autores: Antunes (2016), Dantas (2014), Wallon (2006), entre outros para dialogar sobre a afetividade e sua contribuição no processo ensino e aprendizagem na Educação Infantil. Com isso a pesquisa busca considerar que a criança no início do processo de ensino e aprendizagem carrega uma mistura de emoções e vivências familiares. Para ela, a escola é um ambiente novo e o professor tem papel fundamental durante todo o processo escolar. É preciso entender a relação da afetividade entre os alunos e seus educadores para que o processo ensino-aprendizagem atinja os objetivos propostos.

 

Palavras-Chave: Afetividade; Educação; Professor; Alunos. 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2024-08-06