Caderno de Resumos Iº Seminário Acadêmico Discente do curso de Pedagogia
Abstract
O presente estudo tem como temática a afetividade no processo de ensino e aprendizagem dos alunos, visto que atualmente as carências emocionais e sócias-afetivas em crianças têm sido frequentemente explicitadas por diversos motivos. Com isso, trazer para discussão a afetividade entre aluno e professor no processo de ensino e aprendizagem pode ser algo decisivo para mudanças no cenário da educação e na qualidade da aprendizagem por parte dos alunos, visto que a afetividade é fundamental para influenciar psicologicamente uma criança de forma adequada e positiva, dentro dos objetivos propostos pelo profissional da educação. O objetivo geral deste estudo é analisar o papel da afetividade no processo de aprendizagem dos alunos. A pesquisa assume uma abordagem qualitativa por meio de uma revisão de literatura, a partir de textos especializados, revistas e artigos sobre o assunto em questão. Utilizaremos como referencial teórico metodológico as produções/obras dos seguintes autores: Antunes (2016), Dantas (2014), Wallon (2006), entre outros para dialogar sobre a afetividade e sua contribuição no processo ensino e aprendizagem na Educação Infantil. Com isso a pesquisa busca considerar que a criança no início do processo de ensino e aprendizagem carrega uma mistura de emoções e vivências familiares. Para ela, a escola é um ambiente novo e o professor tem papel fundamental durante todo o processo escolar. É preciso entender a relação da afetividade entre os alunos e seus educadores para que o processo ensino-aprendizagem atinja os objetivos propostos.
Palavras-Chave: Afetividade; Educação; Professor; Alunos.
Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2024 Marcia Sena Barbosa Monsores Ribeiro, Rejane Lucia Amarante de Macedo, Adriana Pinheiro Serqueira, Dayana Peixoto Parente de Menezes
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o artigo simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Creative Commons CC BY que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. É a licença mais flexível de todas as licenças disponíveis. É recomendada para maximizar a disseminação e uso dos materiais licenciados.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Ver o texto legal da licença em: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/