IV SENF IV Semana de Enfermagem da Faculdade de Ciências Médicas de Maricá
Abstract
A Semana Brasileira de Enfermagem (SBEn), celebrada anualmente pela Associação Brasileira de Enfermagem, foi instituída em 1940, pela Escola de Enfermagem Nery, tendo como idealizadora a sua então Diretora Laís Netto dos Reys. O início da semana se dá em 12 de maio para celebrar o nascimento de Florence Nightingale, em 1820, e o seu término em 20 de maio, para rememorar o falecimento de Anna Nery, em 1880. No dia 12 de maio, comemora-se o Dia Internacional da Enfermeira. No Brasil, o dia foi instituído em 1938 pelo Presidente Getúlio Vargas. Em 12 de maio de 1960, o Presidente Juscelino Kubitschek assinou o Decreto nº 48.202, oficializando a “Semana da Enfermagem” (Fonte: ABEN-RJ, 2018). Desde então todas as escolas e serviços de saúde e enfermagem são incentivados a promoção de atividades científicas e culturais durante esse período do mês de maio. O Curso de Enfermagem da Faculdade de Ciências Médicas de Maricá, desde o ano de sua abertura e autorização comemora a SBEn promovendo Seminário com vistas ao fomento da Ciência da Enfermagem, a difusão de novos métodos e técnicas de cuidar em enfermagem, discussões sociais, políticas e culturais de importância para o corpo discente e docente da Faculdade de Ciências Médicas de Maricá. Em sua IV edição a Semana de Enfermagem da Faculdade de Ciências Médicas de Maricá (SEnf) foi promovido pelo curso de Enfermagem nos dias 12 e 13 de maio de 2022 e integrou a apresentação e divulgação de produções científicas, técnicas artísticas, sociais e culturais.
Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2022 Raphael Dias de Mello Pererira
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o artigo simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Creative Commons CC BY que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. É a licença mais flexível de todas as licenças disponíveis. É recomendada para maximizar a disseminação e uso dos materiais licenciados.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Ver o texto legal da licença em: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/