IV SENF IV Semana de Enfermagem da Faculdade de Ciências Médicas de Maricá
Resumo
A Semana Brasileira de Enfermagem (SBEn), celebrada anualmente pela Associação Brasileira de Enfermagem, foi instituída em 1940, pela Escola de Enfermagem Nery, tendo como idealizadora a sua então Diretora Laís Netto dos Reys. O início da semana se dá em 12 de maio para celebrar o nascimento de Florence Nightingale, em 1820, e o seu término em 20 de maio, para rememorar o falecimento de Anna Nery, em 1880. No dia 12 de maio, comemora-se o Dia Internacional da Enfermeira. No Brasil, o dia foi instituído em 1938 pelo Presidente Getúlio Vargas. Em 12 de maio de 1960, o Presidente Juscelino Kubitschek assinou o Decreto nº 48.202, oficializando a “Semana da Enfermagem” (Fonte: ABEN-RJ, 2018). Desde então todas as escolas e serviços de saúde e enfermagem são incentivados a promoção de atividades científicas e culturais durante esse período do mês de maio. O Curso de Enfermagem da Faculdade de Ciências Médicas de Maricá, desde o ano de sua abertura e autorização comemora a SBEn promovendo Seminário com vistas ao fomento da Ciência da Enfermagem, a difusão de novos métodos e técnicas de cuidar em enfermagem, discussões sociais, políticas e culturais de importância para o corpo discente e docente da Faculdade de Ciências Médicas de Maricá. Em sua IV edição a Semana de Enfermagem da Faculdade de Ciências Médicas de Maricá (SEnf) foi promovido pelo curso de Enfermagem nos dias 12 e 13 de maio de 2022 e integrou a apresentação e divulgação de produções científicas, técnicas artísticas, sociais e culturais.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Raphael Dias de Mello Pererira
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o artigo simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Creative Commons CC BY que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. É a licença mais flexível de todas as licenças disponíveis. É recomendada para maximizar a disseminação e uso dos materiais licenciados.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Ver o texto legal da licença em: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/