Orientações nutricionais para tratamento da tuberculose
Abstract
A tuberculose ser uma doença infectocontagiosa e no Brasil, de acordo com o Ministério daSaúde em 2021, foram notificados 68.271 casos novos. Além disso, é uma doença crônica altamente consumptiva, que provoca profundas alterações do estado nutricional causadas pela perda de peso intensa, sendo a desnutrição grave uma comorbidade comum e significativa entre as pessoas que vivem com tuberculose e estima que 1/3 das mortes causadas pela
tuberculose está ligada a este desfecho nutricional. Diante disso, o acompanhamento nutricional deve ser coadjuvante ao
tratamento e embora existam algumas diretrizes para cuidados nutricionais de pessoas que vivem com tuberculose, a aplicação do cuidado sobre as necessidades dietéticas específicas para essas pessoas, muitas vezes, é inespecífica. Assim, esse e-book tem a finalidade de abordar orientações nutricionais para o cuidado do paciente com esta enfermidade.
Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2024 Gabriela Câmara Vicente, Luana Cristina Torres de Lima
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o artigo simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Creative Commons CC BY que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. É a licença mais flexível de todas as licenças disponíveis. É recomendada para maximizar a disseminação e uso dos materiais licenciados.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Ver o texto legal da licença em: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/