Arte, História e Educação

Reflexões sob uma ótica decolonial

Authors

  • Fabiana Amaral Universidade Federal do Rio de Janeiro https://orcid.org/0000-0001-8535-9634
  • Luis Filipe Bantim de Assumpção Universidade de Vassouras - Professor Adjunto II; Coordenador local do Doutorado em História/Univassouras; Coordenador de Pesquisa e Extensão da Univassouras, do Campus Saquarema https://orcid.org/0000-0003-2031-9441
  • Marcia Sena Monsores Ribeiro Universidade de Vassouras

Abstract

Os textos reunidos nesta obra partem do impulso de construir bases sólidas e próprias para a reflexão, enquanto pesquisadores, e dessa insatisfação com as pressões epistemológicas, ainda hoje experimentadas, oriundas do colonialismo e da colonialidade. Das Artes à História, passando pela Pedagogia, a Educação decolonial apresenta diversas nuances capazes de refletir a diversidade que constitui a América Latina. Diante disso, nesta coletânea procuramos reunir autores que reflitam sobre os processos de resistência e a luta pela reexistência de grupos minoritários, como as populações afrodiaspóricas e os povos originários.
Embora cada uma das pessoas envolvidas tenha analisado e discutido os seus temas à sua maneira, vale destacar que as análises se complementam. Isso porque a luta contra a estrutura hétero-patriarcal e à supremacia da branquitude nos fez problematizar a forma como temos ensinado em nossas respectivas instituições. De fato, se a educação deve estar interessada em fomentar a democracia, os estudos decoloniais são instrumentos fundamentais para que esta luta seja devidamente elaborada, afinal, é por meio das instituições e das práticas de ensino que aprendemos a lutar, seja com o nosso corpo, seja com a palavra, visando dias melhores.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Fabiana Amaral, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Professora Adjunta dos cursos de Graduação em Dança da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em História Comparada da UFRJ (2018), Mestre pelo mesmo Programa (2013), Bacharel em Dança pela mesma Instituição (2010). Atualmente integra o Projeto de Pesquisa Estudos em História da Dança no Brasil (UFRJ), o Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (CNPq/FUSVE), o Grupo de Pesquisa Integrada em História, Patrimônio Cultural e Educação (CNPq/FUSVE) e o Grupo de Pesquisa em Memória e História da Dança (CNPq/UFG). Coordena o Comitê Temático Dança, Memória e História nos congressos da Associação Nacional de Pesquisadores em Dança. Atuou como Coordenadora de Residências Artísticas e Oficinas no Centro Coreográfico da Cidade do Rio de Janeiro de 2018 a 2021, estruturando editais e participando de bancas de seleção de importantes companhias de dança do Rio de Janeiro e de outros estados que pleiteiam semestralmente espaço de residência no referido equipamento cultural. Tem experiência nas áreas de Artes e História, com ênfase em Dança, História, História da Dança e História da Dança no Brasil, atuando principalmente nos seguintes temas: Dança, Corpo e História.

Luis Filipe Bantim de Assumpção, Universidade de Vassouras - Professor Adjunto II; Coordenador local do Doutorado em História/Univassouras; Coordenador de Pesquisa e Extensão da Univassouras, do Campus Saquarema

Doutor em História Comparada com enfoque em Antiguidade Grega Clássica Estágio de Pós-Doutorado em Letras Clássicas com estudo em Historiografia Grega Clássica Prof. Adjunto II da Univassouras Coordenador Local de Doutorado PCI da Univassouras com a UNISINOS-RS Líder do Grupo de Pesquisa Integrado em História, Patrimônio Cultural e Educação - Univassouras Vice-coordenador do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas - Univassouras  Pesquisador do Laboratório de História Antiga - UFRJ Pesquisador do Grupo de Pesquisa em Arqueologia, Educação e Patrimônio Cultural do MuArq - UFMS

Marcia Sena Monsores Ribeiro, Universidade de Vassouras

Mestre em Ciências Ambientais, Especialista em Gestão Escolar e suas Tecnologias, Especialista em Psicopedagogia e Graduação em Pedagogia. Atua como Coordenadora do Curso de Pedagogia no campus Maricá e Coordenadora do NEABI - Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas nas mantidas da FUSVE. É membro das seguintes comissões institucionais: Colegiado de Extensão Universitária, Comitê de Ética Institucional; Comissão de Acessibilidade e do Grupo de Trabalho em Educação Inclusiva. Possui experiência na área de gestão de educação no ensino superior, com ênfase em Planejamento e Gestão Educacional, entre eles Secretaria das Coordenações de Ensino, Secretaria Acadêmica de Graduação e Processo Seletivo. Coordenou o processo de implantação do curso de Pedagogia na FAMIPE - Faculdade de Miguel Pereira/RJ. Atuou como Assessora Pedagógica da Procuradoria Institucional da Fundação Educacional Severino Sombra (FUSVE) obtendo conhecimento e prática no âmbito da avaliação e da regulação do ensino superior

Published

2024-09-10